segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PESADELO TUCANO

ABERTURA DE PÁGINA 10 DE ZERO HORA.
Sobram motivos para o pânico que se instalou nas hostes do PSDB no fim de semana e que deve ser o principal assunto de uma reunião de cúpula amanhã. O mergulho nos detalhes das pesquisas do Ibope divulgadas sexta-feira no Jornal Nacional e na edição de sábado de O Estado de S.Paulo reforça o temor dos tucanos de que Dilma Rousseff vença a eleição no primeiro turno. A íntegra das pesquisas já está no site do Ibope, permitindo uma avaliação para além dos índices de intenção de voto.
Para piorar a situação, uma reportagem da Folha de S.Paulo publicada ontem mostrou que Serra é ignorado na propaganda dos seus aliados nos Estados, enquanto Dilma é destaque no material de campanha dos candidatos de sua aliança.
Entre os dados do Ibope que alarmaram os tucanos está o resultado da pesquisa espontânea, na qual Dilma se distanciou de Serra: sem apresentar um cartão com o nome dos candidatos, 27% responderam que votariam nela e 19% em Serra. A espontânea, em geral, reflete o voto mais consolidado.
Nos Estados que tiveram pesquisa para governador nesta última rodada, o Ibope também levantou a intenção de voto para presidente. Nos maiores colégios eleitorais, chegou a dados que devem forçar uma guinada no rumo da campanha tucana: em Minas, onde o ex-governador Aécio Neves tem 70% das intenções de voto para o Senado, Dilma bate Serra por 44% a 32%. Na espontânea, ela tem 10 pontos à frente (32% a 22%). No Rio, a petista apoiada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) chega a 46%, contra 27% do tucano. E em São Paulo, território dominado pelo PSDB desde a década de 90 com a eleição de Mário Covas e onde Serra, por ter sido governador sempre liderou com folga, a vantagem dele baixou para 11 pontos (44% a 33%).

Nenhum comentário: