Tem um pessoal que ao ler esse texto vai dizer: “coisa de poeta” ou “coisa de sonhador”! Esses são os que divertem-se apropriando-se e derrubando competentes, verdadeiros e honestos! Por que? Simplesmente porque eles não são! e os que são, para eles nao passam de trouxas! Atuam ferrenhamente, por conveniencia, como se todos fossem como eles, porque é no campo das desonestidades, falsidades e incompetencias que eles conseguiram tudo o que tem e continuarão conseguindo! Milhões de pessoas de um povo pode facilmente vegetar nas mãos de meia dúzia de poderosos espertalhões ricos desonestos. Mas hoje, mais do que nunca, vivemos um momento HISTORICO em que as coisas não estão exatamente da forma como esse pessoal quer e DITA duramente!
Por Carlos Alberto Lemes de Andrade;
Pela manhã, emocionei-me com homenagem prestada pelo Site do Luís Nassif e lá postei um pequeno texto que tomo a liberdade de repassar aqui no Tijolaço, pois pela segunda vez neste 24 de agosto (data que deveria ser Feriado da Nacionalidade) lembrei-me do quanto Vargas significou na vida brasileira. Aí vai ele agora com menção ao seu post:
Tocou-me profundamente este texto, embora sempre tenha considerado o 24 de agosto uma data nefanda para a história recente do Brasil. Menino ainda no dia da morte de Getúlio, dela fiquei sabendo quando caminhava com meu pai, no início da manhã daquele dia, pela Rua do Fogo, na velha Campanha da Princeza, no Sul de Minas. Nada entendia de política, mas senti ali a tristeza da perda de alguém importante pela primeira vez em minha vida quando pouco antes havia completado dez anos. Mais tarde, analisando a história vi o absurdo do que se perpetrara contra Getúlio. Acossado pelo inquérito da Aeronáutica na famigerada “República do Galeão”, Vargas acabou sucumbindo às pressões que chegaram ao auge na reunião ministerial de 23 para 24 de agosto no Catete. Das acusações de envolvimento no atentado que matou o major Rubens Vaz e do “mar de lama” propalado por Lacerda, nada restou que provasse envolvimento pessoal do Presidente. Getúlio, em seu tempo, fez o que Luís Inácio faz agora. Avançou nas conquistas sociais e desagradou toda a mídia, hoje chamada PIG que foi em um crescendo contra sua figura do político gaúcho a ponto de levá-lo ao gesto extremo do suicídio. Foi um ato de coragem e nos serve também hoje de alerta para o que se faz com relação a Lula e todos os que defendem maior proximidade do governo com as camadas mais pobres da população. O cerne das campanhas contra Lula é o mesmo das que respingaram Vargas e acabaram por fazer dos erros de Gregório Fortunato uma fonte de desespero para os companheiros de Vargas. A reação do povo só veio com a morte de Getúlio. Antes, O Correio da Manhã, o O Jornal, a Gazeta de Notícias e a A Noite eram Veja, Estadão, Folha e o O Globo de hoje. Deles só este último resta, mas surgiram os neo-golpistas que apóiam Fernando Henrique Cardoso, o auto-proclamado coveiro do que Vargas fez a favor do Brasil. A data é muito triste para quem tem memória e ama o Brasil . Por isso, a data deve servir de alerta para a falta de escrúpulos de uma elite fanática, cruel e sempre reacionária, capaz dos golpes mais sujos pela sua ânsia de poder. Golpes como este de levar um Presidente popular ao suicídio… Que tomemos 24 de agosto de 1954 como exemplo e sinal permanente de alerta para a preservação da democracia e das conquistas sociais no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário