quarta-feira, 5 de maio de 2010

É ASSIM O PIG AGE.

O comportamento exemplar do Bule Voador
O Bule Voador é um blog oficial de ateus, de bom nível, discute filosofia e outros assuntos elevados.
Mas foi o que promoveu um dos maiores salseiros na internet contra o ex-govrnador José Serra ao saber que ele dissera que fumantes eram pessoas "sem Deus".
A notícia foi publicada no portal do jornal Diário de Santa Catarina, distribuída pela agência RBS e reproduzida por vários jornais, sites e blogs - este, inclusive.
O Bule Voador chegou a traduzir a notícia para o inglês, repassando-a para sites e blogs afins.
Tão logo se convenceu de que Serra não dissera nada daquilo, pediu desculpas, ofereceu espaço para que ele exercesse o direito de resposta e, por fim, procurou o responsável pelo erro.
Segue a correspondência trocada pelo Bule e o autor da notícia:
De: Bule Voador [mailto:bulevoador@gmail.com]
Enviada: seg 3/5/2010 20:57
Para: rafaellprado@xxxxxxxxxxxxxxxxx
Assunto: Desmentido do Serra
Olá Raffael.
Meu nome é Marcelo Druyan e sou um dos editores do blog Bule Voador (www.bulevoador.com.br). Nosso blog fez sérias críticas ao Serra, baseadas na informação veiculada pela RBS no dia 1º de maio. Ontem, após a correção efetuada na parte da tarde, ficamos curiosos …
Poderia nos explicar como a declaração do Serra – comparando ateus a fumantes – foi parar em seu texto? Trata-se de uma transcrição literal, guardada por aspas, da fala do candidato tucano.
Foi um engano, como aconteceu? O que houve realmente?
Esperamos que você consiga retirar nossas dúvidas para que possamos entender e analisar melhor o que realmente aconteceu.
Cordiais saudações.
—- Original Message —–
From: Raffael Prado
To: Bule Voador
Sent: Tuesday, May 04, 2010 8:31 AM
Subject: RES: Desmentido do Serra
Olá, Marcelo.
É lógico que não há justificativa para tamanho estrago. A frase publicada em minha reportagem em nada se parece com a verdadeira fala do pré-candidato.
Não vi o discurso do Serra ao público de 10 mil pessoas. Somente parte de minha equipe, formada por um cinegrafista e um fotógrafo.
Cai na bobeira de perguntar a eles o que o Serra havia dito de interessante. Com base no que me foi dito por eles, construí aquela citação vergonhosa e que manchou a imagem do jornal e acabou com a reputação do meu nome. Quem trabalha comigo sabe que eu não sou leviano e nem mentiroso, muito menos partidário político.
Felizmente, o jornal destinou o mesmo espaço para corrigir o meu erro. Ficou a lição e a lembrança de que jamais poderei confiar na apuração de ninguém. Somente na minha.
Raffael do Prado
Repórter
Grupo RBS – Sucursal de Itajaí

Nenhum comentário: