terça-feira, 4 de maio de 2010

TRAGÉDIA GREGA

OS MESMO DE SEMPRE - Por; Carlos Chagas
Apesar de abominável, a moda continua a mesma: quem vai pagar a farra das elites políticas e econômicas que levaram a Grécia à bancarrota? Os mesmos de sempre, quer dizer, o povo, que terá salários e vencimentos reduzidos, sem falar nas pensões e aposentadorias, ao tempo em que os impostos serão aumentados e o desemprego se ampliará. Serão, também, privatizadas as empresas públicas e os serviços estatais que sobraram da última lambança.
A causa da crise está tanto em maus governos quanto na especulação desenfreada de banqueiros e sucedâneos. O remédio vem dos países economicamente poderosos, prontos para “salvar” a economia grega através do sacrifício de seu povo. O cidadão comum que pague, como de resto vem pagando no mundo inteiro onde surjam situações parecidas. O Brasil já foi a bola da vez e Fernando Henrique Cardoso engoliu caladinho a mesma formula neoliberal que agora aplicam na Grécia.
Por que o trabalhador deve receber a conta, se em nada contribuiu para criá-la? De que maneira se poderá debitar ao assalariado a responsabilidade pelo fracasso da política econômica apoiada numa falsa livre competição entre quantidades distintas?
Na Grécia, as massas estão a um milímetro da explosão. Sobre elas, não se poderá alegar manipulação do solerte credo vermelho, há muito escoado pelo ralo. É bom tomar cuidado.
COMENTÁRIO: Assim agem os liberais, o lucro é privado (deles) os prejuízos...socializados (nosso).São uns FHCs - farsantes, hipócritas, canalhas - Há Corja!!!

Nenhum comentário: