sexta-feira, 4 de junho de 2010

Começa hoje o maior arrasta-pé do mundo.

Por: Alberto Simplício
Faltam poucas horas para a abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. No Parque do Povo, os barraqueiros acertam os detalhes para deixar tudo pronto até o início do evento e o colorido das bandeirolas divide espaço com o verde e amarelo presente na decoração do quartel general do forró. A abertura oficial da festa vai seguir a tradição e será feita às 23h30 pelo cantor Jairo Madruga interpretando a canção que de tanto ser executada nessa época virou hino do São João: “Olha pra o céu, meu amor”. A solenidade de abertura contará com as presenças do governador do Estado, José Maranhão, do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, e de outras autoridades.
Uma tonelada de fogos de artifício vai clarear o céu da cidade durante 15 minutos. Pela primeira vez o lançamento dos fogos será feito a partir de balsas localizadas no Açude Velho e prometem encantar ainda mais os cerca de 80 mil forrozeiros, que de acordo com a Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Prefeitura Municipal, são esperados hoje à noite.
O forró no Parque do Povo é garantido antes mesmo da abertura oficial. A partir das 21h a banda Clã Brasil será a primeira a subir ao palco do Arraial Hilton Motta. Jairo Madruga assume o comando a partir das 21h30. À meia-noite é a vez da banda Aviões do Forró, que tem se tornado presença garantida no primeiro dia de evento, embalar os forrozeiros. Quem encerrará a festa de abertura será o cantor Ton Oliveira, que no ritmo quente do forró promete esquentar o frio da madrugada de sábado.
Para quem prefere passar a noite dançando colado ao som dos tradicionais trios de forró, nas três ilhas de forró espalhadas pelo Parque do Povo e na Pirâmide, o arrasta-pé começa ainda mais cedo, por volta das 19h30, e não tem hora para acabar. O São João de Campina Grande segue oficialmente até o dia 4 de julho, mas pode ser prorrogado por mais uma semana caso o Brasil seja classificado para a final da Copa do Mundo.
Otimismo
A chegada do São João já é motivo suficiente para animar os comerciantes que montam barracas no Parque do Povo. Mas este ano a expectativa com relação às vendas é ainda maior em virtude da Copa do Mundo. Os donos de restaurante pretendem abrir nos horários que coincidirem com os jogos da seleção brasileira para atrair os torcedores e comemorar cada vitória do Brasil no clima do Maior São João do Mundo.
Juvelino Lúcio monta seu restaurante todos os anos durante o evento e está otimista. “A gente só depende que a seleção faça a parte dela, porque a torcida no Parque do Povo já é garantida”, afirmou. Quem também está prometendo promover muita festa em sua barraca é o comerciante José Ventura Barbosa. “É ano de Copa do Mundo, e a festa que já é grande, fica maior ainda durante os jogos da Seleção”, afirmou. Os dois comerciantes estão permanentemente no local fiscalizando o andamento dos trabalhos para que tudo esteja pronto para hoje à noite. “Os detalhes finais, a gente vai fazendo depois da abertura”, disse Ventura.
Trânsito
As ruas Desembargador Trindade, Paulino Raposo, Sebastião Donato e Tiradentes, que ficam ao lado do Parque do Povo, serão interditadas pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de sexta-feira até domingo, a partir das 16h até as 5h, para garantir a organização do trânsito durante o evento. De segunda até quinta-feira, a interdição dessas ruas será das 18h às 4h.
O portão de acesso ao Parque do Povo (entrada do palco principal), situado nas ruas Sebastião Donato e Frei Caneca, será interditado durante os 30 dias de festa. A fiscalização do espaço será feita diariamente com a participação dos policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
Final de Semana
Amanhã, a festa continua. No Palco Principal, as atrações são Cavaleiros do Forró, Assisão e Forró do Bom. No domingo, o arrasta-pé continua no arraial Hilton Motta, que será animado pelas bandas Garota Safada, Forró Di Taipa e Mexe Ville.

Nenhum comentário: