sexta-feira, 4 de junho de 2010

GAVIÃO REAL

A Harpia ou Gavião-real, é a maior ave rapineira (de Rapina) do planeta, podendo chegar até a 10 kg e 2 m de envergadura – no caso da fêmea que pode ter até o dobro das dimensões do macho. Típica da América do Sul, vive em locais de grandes florestas. No Brasil pode ser encontrada na Amazônia.
É uma ave que caça, sobretudo, mamíferos arborícolas de médio e grande porte (macacos principalmente); não tem predadores naturais, mas, infelizmente algumas bestas bípedes, mais conhecidas como seres humanos, representam ameaça à espécie.
Conhecida como Harpia Real ou Gavião Real, além de outros nomes, a espécie em geral tem 1 filhote a cada 3 anos, o que contribui para sua extinção, mas os macacos agradecem.
Outros dados característicos da espécie você encontrará com maior riqueza se der uma pesquisada pela net. Vejo esse bicho como a mais bela obra da Natureza, é absurdamente lindo, de prospecto até demoníaco – o nome vem da mitologia grega (harpias).
Destaque para as garras enormes, o “tronco” das pernas que é maior que o bíceps de muito marmanjo por aí, a “coroa” de penas na região da cabeça (importantes para a captação sonora) e, claro, possui um olhar sereno e sombrio que dilacera até a “alma”.

Nenhum comentário: