terça-feira, 1 de junho de 2010

BRASILEIRA - IARA LEE

O Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil em Israel esteve hoje, às 9h local - israelense (3h da manhã no Brasil), com a cineasta brasileira Iara Lee, afirmou em comunicado o Itamaraty. A brasileira está na prisão de El'A, em Be'er Sheva, após ser detida em um dos navios que tentavam furar o bloqueio naval rumo à faixa de Gaza.
Iara Lee está bem de saúde e confirmou dispor, na prisão, de alimentos e vestimentas adequadas. Por meio do telefone celular do Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil, telefonou para membros de sua família e deixou recado para a irmã, que vive em Nova York.
Iara reclamou que as autoridades israelenses não permitiram, que entrasse em contato com a Embaixada do Brasil e afirmou que suas bagagens e passaportes (brasileiro e americano) continuavam retidos por Israel.
A brasileira explicou ao diplomata do Brasil que as autoridades israelenses exigiram, como condição para a sua libertação, que ela assinasse termo declarando ter entrado ilegalmente em Israel. Iara Lee informou que não pretende assinar o documento, uma vez que foi presa pelas forças israelenses em águas internacionais.
O governo brasileiro continua em contato permanente com as autoridades israelenses, instando-as a que libertem incondicionalmente a brasileira, como de resto exige a própria Declaração da Presidência do Conselho de Segurança da ONU, aprovada ontem.
Iara Lee é uma produtora e cineasta brasileira de ascendência coreana radicada nos EUA, e ex-mulher do cineasta Leon Cakoff. Entre suas obras estão os documentários "Synthetic Pleasures" (1995), que trata do impacto da alta tecnologia sobre a cultura de massas, e "Modulations" (1998), sobre música eletrônica.

Nenhum comentário: