terça-feira, 3 de agosto de 2010

VOLTEM TODOS

Por Carlos Chagas.
Juscelino Kubitschek contava que, durante seu período de exílio nos Estados Unidos, voou de Nova York para Washington ao lado de Robert Kennedy, então franco favorito para a presidência daquele país, pouco depois assassinado.
Analisaram a conjuntura internacional e JK indagou o que o candidato democrata pretendia fazer diante da guerra do Viet-Nam. Kennedy não vacilou, dizendo que logo depois de empossado passaria um telegrama às tropas americanas envolvidas no conflito: “Voltem todos”.
A lição custou a ser assimilada, finalmente por um de seus sucessores, Richard Nixon. Pelo jeito, o presidente Barack Obama pensava coisa parecida, antes de assumir, com relação ao Iraque, Afeganistão e arredores. Não conseguiu e, pelo contrário, enviou e enviará mais soldados àqueles países. Indaga-se o que fará diante das declarações do almirante chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, que anunciou estar pronto um plano de invasão militar do Irã. Se isso acontecer, será necessário voltar muito mais gente, exceção dos que ficarem definitivamente enterrados nos campos de batalha.

Nenhum comentário: