sexta-feira, 11 de junho de 2010

DEFESA, MEIO E ATAQUE.

Início da Copa do Mundo foi hoje. Com isso, os debates esportivos começam a ficar mais intensos nos bares, esquinas, ruas, trabalhos e até em casa. Há dias atráz um amigo veio conversar comigo sobre um tema bem interessante: “Quais são as seleções favoritas para levantar o título na África do Sul?”. Que pergunta fácil de se responder, né?

Para ficar um pouco menos complicado, ele pediu para fazer uma análise sobre os três setores (defesa, meio e ataque) de todas as seleções e quem levaria vantagem neste mundial. Pedi um tempo para pensar e responder tal questão. Para ficar um pouco mais fácil, vou fazer um “Top 5” de cada parte dos times e, aí sim, chegar a uma decisão.
DEFESA:
1°) Brasil – O único ponto fraco é a lateral-esquerda. Nas demais posições, têm jogadores que podem ser considerados entre os melhores do mundo.
2º) Alemanha – O maior destaque é o esquema como um todo. Conta com atletas fortes, altos e seguros.
3º) Itália – Apesar de conquistado a última Copa com a defesa brilhando, a Azzurra está mais envelhecida. Mas em mundiais, a experiência fala mais alto.
4º) Inglaterra – A dupla de zagueiros é de alto nível. Os laterais são fortes ofensivamente e deixam a desejar um pouco na marcação. Mas ainda não tem um goleiro confiável.
5º) Espanha – Todo setor defensivo é muito bom. Entretanto, o time joga muito pra frente, deixando o setor mais exposto.
MEIO-CAMPO:
1°) Espanha – A Fúria tem jogadores em ótima fase. Eles ainda possuem talento, velocidade e força na marcação. É o ponto alto do time para conquistar a Copa.
2°) Argentina – A equipe une força, experiência e grande habilidade para criar jogadas. Falta apenas um pouco mais de entrosamento para ficar 100%. Isso pode acontecer no mundial.
3°) Inglaterra – Tem jogadores experientes e de bom toque de bola. Não conta com um camisa 10 habilidoso, mas com o esquema do time parece não fazer falta.
4°) Holanda – Conta com atletas maduros e vivendo o ápice de suas carreiras. O entrosamento ainda não é o ideal. Outro fator ruim é a falta de marcação forte à frente da defesa.
5°) Brasil – Com certeza a proteção aos defensores é o ponto alto do time. Se Kaká não sentir a lesão que o atrapalha, pode melhorar ainda mais o setor. Mas a criatividade passa longe da equipe.
ATAQUE:
1°) Argentina – Não importa os nomes que forem escalados, o time impressiona com o poder ofensivo. Além de contar com o melhor jogador do mundo e em ótima fase.
2°) Espanha – A dupla de frente sabe fazer gols e tem grande velocidade. A falta de experiência em jogos decisivos de Copa pode pesar contra.
3°) Holanda – Joga com três na frente. Eles são habilidosos e com muita força nas arrancadas. Não ter um centro-avante com “faro de gol” deixa o time menos decisivo.
4°) Brasil – Mesmo sendo uma das piores duplas de ataque da Seleção, nos últimos 20 anos, tem talento e experiência em finais. Falta mais peso de craque aos dois jogadores.
5°) Portugal – Outro time que joga com três no ataque. Todos velozes e com alto poder de finalização. Podem pecar pelo fator decisivo em partidas internacionais. Mas se Cristiano Ronaldo jogar o que sabe...
Com este ranking, podemos verificar as melhores seleções da Copa do Mundo e até a mais equilibrada. Espanha e Brasil são as únicas que constam no “Top 5” dos três setores. Elas estão entre as favoritas nas casas de apostas. Mas ainda se pode destacar o poder ofensivo da Argentina e Holanda, além do meio-campo e defesa da Inglaterra.
Com tudo isso e mais minhas convicções, minha lista com favoritos a conquistar o Mundial da África do Sul ficou assim (na sequência):
1 – Argentina
2 – Inglaterra
3 – Brasil
4 – Espanha
5 – Holanda
É só opinião. Pode acontecer tudo diferente, pois não sou o dono da verdade e nem quero ser (porque?!?!)

Nenhum comentário: