terça-feira, 8 de junho de 2010

PIBÃO II

CHUPADO DO O GLOBO
Economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre, a maior taxa já registrada no país, diz IBGE.
Clarice Spitz.
No primeiro trimestre deste ano a economia brasileira registrou uma expansão de 9% em relação aos três primeiros meses de 2009, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a maior taxa de crescimento já registrada desde o início da série histórica do IBGE, que teve início em 1995.
Já em relação ao último trimestre de 2009, o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) brasileiro apresentou crescimento de 2,7%. A taxa é a maior desde o primeiro trimestre de 2004, que tinha sido de 2,8%. Em valores, ele totalizou R$ 826,4 bilhões.
Indústria é destaque.
Pela ótica da oferta, o maior destaque no crescimento do PIB, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE, coube à Indústria. O segmento apresentou expansão de 14,6% em relação ao primeiro trimestre de 2009. Já em comparação aos três últimos meses do ano, o avanço foi de 4,2%. Já Serviços avançou 5,9% ante o primeiro trimestre e registrou alta de 1,9% frente o último trimestre de 2009. E agropecuária cresceu 5,1% e avançou 2,7%, respectivamente.
Já pela ótica da demanda, o consumo das famílias e a Formação Bruta de Capital Fixo, que sinaliza os investimentos, apresentaram expansões de 9,3% e 26%, respectivamente em relação ao primeiro trimestre de 2009 e de 1,5% e 7,4% ante o último trimestre de 2009.
Com isso, a economia brasileira se aproxima do patamar de outros emergentes que respondem pela sigla Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), que já divulgaram desempenho no primeiro trimestre: China (11,9%, na taxa anualizada) e Índia (8,6%).
O avanço ficou dentro das estimativas feitas por analistas ouvidos por O Globo na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, que variavam entre 8% a 12%, mas acima da estimativa de 2,3 % a 2,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
O crescimento robusto no trimestre já havia sido previsto por segmentos do governo e do Banco Central (BC), que projetavam avanço entre 7,5% e 10%. Em 2009, sob impacto da crise financeira mundial, a economia brasileira encolheu 0,2%.
Segundo o boletim Focus, elaborado pelo BC, com base em consultas a mais de cem analistas de mercado mercado, o crescimento da economia deve alcançar 6,60% neste ano. Já o governo promete uma alta de 5,5%.
Revisões
O IBGE revisou a série com ajuste sazonal PIB em 2009. O crescimento no quarto trimestre do ano, frente ao terceiro, tinha sido de 2%, mas foi ampliado para 2,3%. Já a expansão no terceiro trimestre, frente aos três meses imediatamente anteriores, foi ampliada de 1,7% para 2,2%.
Houve revisão ainda da alta do segundo trimestre, de 1,4% para 1,5%. E o recuo da economia no primeiro trimestre de 2009 foi de 1,5%, e não de 0,9% como divulgado anteriormente.
As revisões ocorrem porque o IBGE passa a ter dados mais consolidados sobre os diferentes setores da economia, o que permite um cálculo mais apurado do PIB.

Nenhum comentário: