quinta-feira, 13 de maio de 2010

VIAGEM PRESIDENCIAL.

Viagem Presidencial: Ásia e Europa.
O presidente Lula embarca nesta quarta-feira, às 18 horas, para Moscou, na Rússia, onde inicia uma série de compromissos em quatro países: além da Rússia, Lula tem agenda confirmada no Catar, Irã, Espanha e Portugal. Em entrevista coletiva, realizada na terça-feira (11/5), o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, explicou detalhes da viagem do presidente aos quatro países.
A agenda do presidente Lula em Moscou se inicia na sexta-feira (14/5) com deposição de oferenda floral em memória às vítimas da Segunda Guerra Mundial, às 10 horas. Em seguida, o presidente brasileir, que viaja à Rússia acompanhado de missão empresarial, participa do Fórum Empresarial Brasil-Rússia. Ao meio-dia se reunirá com o presidente russo Dmitri Medvedev, com quem assina atos. Depois participa de almoço. Está prevista uma declaração à imprensa de ambos os presidentes.
Às 15h30, Lula se encontra com o primeiro-ministro russo Vladimir Putin.
Um dos temas das conversas do presidente Lula com Medvedev e Putin são as negociações para solução pacífica do caso do programa nuclear do Irã. Segundo Baumbach, o presidente Lula vai ouvir a avaliação dos russos sobre o assunto e não pretende apresentar solução nova para o caso, “apenas ajudar em um processo de diálogo que possa levar a um acordo”.
Segundo Baumbach, o Brasil acredita haver elementos técnicos para um acordo, que estão sobre a mesa de negociação desde outro passado. “A Turquia é um aliado do Brasil nesse esforço, é um país acima de qualquer suspeita, pois é membro da Otan e vizinho do Irã”, afirmou Baumbach. Além disso, a Turquia tem todo interesse em preservar a segurança na região e por isso tem colaborado para o processo de diálogo e distensão das relaçòes com a Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA) e países diretamente envolvidos na questão. “Há reconhecimento internacional de que há espaço para esse esforço”, disse.
Conheça detalhes da viagem presidencial à Rússia, Catar, Irã, Espanha e Portugal.
 Infográfico da viagem do presidente Lula.
Do Blog do Planalto.

Nenhum comentário: