quinta-feira, 13 de maio de 2010

A VERDADE NUA É CRUA .

Do Conversa Afiada:A entrevista de FHC para o Hard Talk.
FHC se esborracha na BBC (ele só faz sucesso no PiG)
O PiG não divulgou aqui no Brasil, pois ele se complicou nas resposta.
FHC não precisava mais se expor assim. Essa competição suicida com Lula, o inconformismo com a boa fase do país, extravasaram as fronteiras do país. Esse sentimento menor depõe não apenas contra ele, mas contra o próprio Brasil.
VIDEO IMPERDIVEL

A imprensa não precisa gostar deste ou daquele, mas apenas fazer o que dela se espera. Ou seja, jornalismo; no caso desta entrevista, até primário.
E olha que esse espaço só foi conseguido pelo fato da BBC fazer parte de uma espécie de PIA (Partido da Imprensa Americanizada), ou seja, tem um certo alinhamento com o nosso PIG.
E mesmo assim, FHC esqueceu-se de que mesmo com certo viés, a imprensa internacional ainda tem compromissos com o jornalismo que, por aqui, inexistem. Só isso pode justificar sua frase inicial de que o brasileiro está desanima,  a que brasileiro ele se referia? Ao tucano que lê a Veja?
Diversas coisas negativas - Primeiro ele dizer que existe um pessimismo generalizado no pais, quando isso é obviamente uma inverdade, depois ele tem que colocar que é um pessimismo das pessoas “anormais” (já que as pessoas “normais” estão otimistas), ou seja, demonstra claramente sua convicção na estratificação social em que algumas pessoas são instrisicamente melhores que outras, pelo menos em matéria de opinião. O reporter desnuda impiedosamente FHC, que questionado e acuado por perguntas objetivas e incisivas mostra o lado descobrindo o orgulho ferido, o ressentimento pessoal e uma mal disfarçada inveja, é quando o reporter chega a mencionar o engavetador geral da republica a situação chega a ficar constrangedora, improvavel nas respostas referentes a corrupção no seu governo, gagueja não convence e sai mastigado e digerido.

Nenhum comentário: