sábado, 15 de maio de 2010

MALU RODRIGUES X MP

Garota de 16 anos faz foto sensual e mobiliza Ministério Público
Não se sinta culpado se você levar mais de cinco segundos para reparar no anel de flor de Malu Rodrigues. A gente entende essa sua cara abobalhada de fascínio", diz o texto da revista "VIP" que acompanha a foto da atriz de 16 anos.
Adolescente de 16 anos encena em São Paulo peça "O Despertar da Primavera", montagem em que aparece com o seio de fora.
Na imagem, a jovem aparece deitada de bruços, e veste só a parte de baixo da lingerie. O Ministério Público de São Paulo viu na cena um possível desrespeito ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e abriu investigação para apurar a responsabilidade da revista. Antes, a mesma atriz se viu no centro de polêmica similar.
Malu Rodrigues não faz questão de mostra as suas belas formas também em um ensaio em que ela aparece só de calcinha para divulgação na edição de maio da revistaVip”.
A Promotoria do Rio abriu investigação para apurar se os produtores do musical "O Despertar da Primavera" - que depois ficou em cartaz em SP, até o início do mês- erraram ao escalá-la para papel em que aparece com um seio nu.
Sobre os dois casos, o pai da garota, Sérgio Rodrigues, lembra que ela foi emancipada em cartório e diz que a foto da revista foi feita para divulgar o trabalho dela.
O caso, contudo, divide opiniões. A psicóloga Elizabeth Vieira Gomes, especializada em políticas públicas para crianças e adolescentes, critica os dois trabalhos realizados por Malu Rodrigues.
"Um adolescente não pode ser emancipado psicologicamente. Ele perde o controle quando sua imagem se torna pública. Passa a achar que não precisa de proteção, carinho e companhia dos pais para se desenvolver de forma segura", avalia Gomes.
Leila Tardivo, do Instituto de Psicologia da USP, tem opinião diferente. "Ela parece ter sido cuidadosa. Se é atriz, está íntegra, trata da saúde, tem o apoio da família, então [tudo bem]."
A editora Abril e a direção da VIP não se pronunciaram.
Polêmica jurídica.
Para o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-SP, Ricardo de Moraes Cabezón, a emancipação não dá direito a uma pessoa com menos de 18 anos aparecer em cenas sensuais. "O ECA não permite que imagens de menores sejam usadas para satisfazer os desejos lascivos de adultos", diz.
O desembargador responsável pela área de infância do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros, contesta. "Não existe uma situação jurídica para sustentar a proibição [à revista]."
Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, diz o mesmo. "Se pai e mãe autorizaram a emancipação, é porque, muito melhor do que o Ministério Público, sabem que poderiam fazer isso."
O inquérito corre em segredo de Justiça o Ministério Público informou somente que propôs à editora um acordo para encerrar a questão.
PS; É fato que vivemos em uma sociedade hipócrita. A hipocrisia maior está no fato de os adolescentes adquirirem o direito de votar, poderem ser emancipados pelos pais, lutarem pelo direito de tirar a CNH, mas não serem julgados e punidos como adultos quando cometem crimes. A VIP conseguiu sua polemica e a revista agora vai vender como água. A editora agradece a ajuda dos hipócritas. Na década de 80 Luciana Vendramini posou para a Playboy com 16 anos. Se bem me lembro a mãe dela acompanhou a sessão de fotos e a gritaria dos hipócritas foi muito menor. Precisamos acabar logo com essa modinha de "politicamente correto".Vamos votar no Ahmadinejad para presidente do Brasil! Puritanos de plantão ficarão realizados.

Nenhum comentário: