sábado, 15 de maio de 2010

LULA CHEGAR AO IRÃ.

Irã diz que as condições estão preparadas para acordo com Lula.
Reuters, em Teerã. " Lula em Teerã "
O Irã aumentou neste sábado as chances de um acordo para a troca de combustível nuclear um dia depois de a Rússia, que é membro do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), ter dito que a probabilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguir um acordo era de 30%, no máximo.
Durante uma visita a Teerã neste fim de semana, Lula quer pressionar os líderes iranianos a retomar a proposta apoiada pela ONU, na qual o Irã enviaria urânio pouco enriquecido para o exterior e receberia o urânio de melhor qualidade em retorno.
O acordo tem o objetivo de acalmar as tensões do Ocidente quanto às ambições nucleares de Teerã.
"Sobre as negociações, acredito que as condições tendem para levar a um acordo sério sobre a troca", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, à agência de notícias oficial Irna.
O acordo rachou em outubro, após o Irã ter insistido em realizar a troca apenas em seu território.
A Turquia e o Brasil, membros não-permanentes do Conselho de Segurança da ONU, ofereceram-se para mediar e persuadir o Irã a avaliar novamente a oferta. As potências mundiais negociam uma quarta rodada de sanções da ONU ao Irã. Os Estados Unidos acusaram a nação islâmica de tentar ganhar tempo com o Brasil.
Lula deve chegar ao Irã neste domingo, mas o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, cancelou sua visita, programada para o mesmo dia. Mehmanparast disse que não há data estipulada para ele ir ao país.
"Seria melhor para Erdogan se ele pudesse estar fisicamente em Teerã, mas na era das comunicações, há outras maneiras de estar conectado", afirmou Mehmanparast à agência de notícias semi-oficial ILNA.
Autoridades do Ocidente e da Rússia disseram que a viagem de Lula era provavelmente a última chance de encontrar uma solução para o impasse.
Os EUA e seus aliados europeus dizem que o programa nuclear iraniano tem o objetivo de desenvolver armas nucleares. O Irã afirma que o trabalho tem fins pacíficos, de geração de energia.
Estados Unidos e Israel não descartaram uma ação militar se a diplomacia não resolver o impasse. O Irã afirma que retaliará contra qualquer ataque.
Os Estados Unidos têm como nações amigas Arábia Saudita, Egito e a China - todas sob regimes políticos tiranos. E têm como nações inimigas a Líbia, o Irã e Cuba - também sob os mesmos regimes, cada qual com suas diferenças. O Brasil, em sua estréia, como nação mediadora de conflitos, difentemente dos Estados Unidos, não tem que eleger umas nações como amigas e outras como inimigas. Nesse sentido, nosso Ministro Celso Amorim e nosso Presidente Lula estão certos em estabelecer relações de paz com todas as nações do mundo, independentemente de seus governantes. Ademais, diferentemente do que se vê nos Estados Unidos, não queremos ver aqui, em cada uma de nossas cidades, enormes cemitérios de combatentes de guerras que parecem nunca ter fim. Nós somos pela paz no mundo e pela paz em nossa própria nação.Uma frase, dita por um brasileiro, poderia ser facilmente usada neste momento em que os olhares do mundo estão voltados para uma solução pacífica na questão do Irã. Somos sabedores que os homens da querra não descansam um só momento para ter seu mercado sempre aquecido para lucrar com as mortes que seus produtos podem gerar. Hoje temos um personagem novo no meio desta história, alguem que vem de um país que sempre buscou com suas ações e postura evitar a guerra a todo custo. Ele representa a alegria e a postura positiva do brasileiro. Somos um povo que tem como slogan, em momentos de alegria e diante dos desafios, que diz "somos brasileiros e não desistimos nunca". E é exatamente esta essência que nosso presidente está tentando mostrar e com isto derrubar as barreiras, não criadas por nós, mas exatamente pelos que só acreditam na imposição de suas vontades através do som da querra. Voltando ao que falei, ai está a frase e o autor que me refiro.
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na terra um canalha a menos." Millôr Fernandes.

Nenhum comentário: