sábado, 19 de junho de 2010

Após insultar treinador, Anelka é excluído da França.
Elcio Ramalho - rfi
A Federação francesa de Futebol expulsou o atacante Anelka do grupo que disputa a Copa do Mundo antes mesmo do terceiro e último jogo depois das agressões verbais dirigidas contra o treinador da equipe, Raymond Domenech. Os insultos teriam sido feitos no intervalo da partida disputada em Polokwane em que a França perdeu por 2 a 0 do México.
Os rumores sobre a expulsão do atacante Anelka começaram com sua ausência no treino da equipe neste sábado, na Pezula Field of Dreams, na região de Knysna, no sul do país. Sua expulsão foi confirmada à tarde. De acordo com a Federação francesa de futebol, ele deixa a África do Sul ainda neste sábado, depois de recusar a pedir desculpas publicamente ao técnico francês, Raymond Domenech.
Durante o intervalo do jogo entre França e México, disputado na quarta-feira, o atacante francês teria insultado o treinador no vestiário após ter ouvido cobranças por seu desempenho em campo. " Vai tomar no … , sujo filho da p… " , teria dito Anelka a Domenech, segundo o jornal esportivo francês L' Equipe. Diante da ameaça de ser substituído, o atacante teria disparado insultos contra o treinador na frente de todos os outros jogadores. "Está bem, sai", respondeu Domenech. "Sim, claro", retrucou Anelka.
O atacante não voltou para a segunda etapa e foi substituído por André-Pierre Gignac.A briga envolvendo o jogador Anelka e o treinador Raymond Domenech piora ainda mais o já carregado ambiente envolvendo a seleção francesa que vem sendo duramente criticada após as duas partidas realizadas no Mundial onde empatou sem gols com o Uruguai na estreia e perdeu do México na rodada seguinte, reduzindo suas chances de classificação para a próxima fase. Para avançar às oitavas-de-final a França deve ganhar da África do Sul com uma boa diferença de gols e torcer por um tropeço dos uruguaios contra os mexicanos. "Só com um milagre", disse Domenech sobre a possibilidade de classificação.
Críticas
Os últimos anos de Domenech à frente da seleção francesa foram marcados por muitas críticas por seu estilo considerado arrogante e suas dificuldades em lifar com a imprensa e alguns jogadores. O treinador, que levou a França à final do Mundial de 2006 perdido para a Itália, foi mantido no cargo mesmo diante da enorme pressão da imprensa e torcedores após o fracasso da Eurocopa de 2008, quando a equipe foi eliminada ainda na primeira fase da competição.
A escolha dos 23 atletas para a Copa do Mundo também foi bastante criticada por ter deixadod e for nomes como o do experinte volante Patrick Viera e do atacante Karim Benzema, do Real Madri.
Os resultados e atuações nos amistosos de preparação, especialmente a derrota de 1 a 0 para o time "B" da China aumentaram as pressões sobre a equipe e a desconfiança dos torcedores por um sucesso no Mundial.
A decisão do treinador de deixar o atacante Thierry Henry no banco de reservas na África do Sul, também é muita constesta pela imprensa e torcedores franceses. Independentemente dos resultados da seleção francesa no Mundial, Domenech deixará o cargo. A Federação Francesa de Futebol já anunciou que o ex-jogador Laurent Blanc, campeão mundial de 98, que era treinador do Bordeaux, vai assumir a equipe no segundo semestre do ano.

Nenhum comentário: