sexta-feira, 18 de junho de 2010

COMO A FIFA QUER

MÔNICA BERGAMO
Apesar das negativas do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP), a licitação para a construção do centro de convenções do Piritubão pode, sim, prever arena para abrigar partidas da Copa de 2014. O secretário Marcos Cintra, do Trabalho, um dos responsáveis pela concorrência, admite: "O edital terá que contar com as especificações de um estádio adequado às normas da Fifa".
DEPOIS DAS FÉRIAS
Mas Kassab "ainda trabalha com outras possibilidades para a Copa", diz Cintra. O edital, que escolherá o grupo que construirá e explorará o Piritubão, sai em agosto.
"MARACUTAIA"
Caio Luiz de Carvalho, presidente do comitê paulista para a Copa 2014, sobe o tom em relação à possibilidade de construção de um estádio novinho em folha só para a Copa 2014, agora que o Morumbi foi vetado pela Fifa. "Será que algum grupo privado vai investir nisso para ter prejuízo? Só se for [para fazer] lavagem de dinheiro ou maracutaia." A Fifa exige estádio de 65 mil lugares, público bem maior do que o que costuma ir aos estádios.
LICENÇA PARA MATAR
Diante das informações de que Kassab trabalharia nos bastidores contra o Morumbi e pela construção de um estádio no Piritubão, Carvalho telefonou para ele anteontem: "Tem algum fundo de verdade nisso?". O prefeito negou e Carvalho saiu atirando.
ELE É DIVERTIDO
O governador Alberto Goldman (PSDB-SP) também sobe o tom, mas em relação ao ministro do Esporte, Orlando Silva, que diz estar "decepcionado" com SP: "Eles [governo federal] é que foram irresponsáveis de atrair a Copa sem dar condições às cidades de sediá-la". Caio Carvalho emenda: "O Orlando é divertido, mas só está fazendo politicalha".
MORDOMOS PÚBLICOS
Reafirmando que não colocará dinheiro público num novo estádio, Goldman disse que, "se fosse gastar R$ 500 milhões, eu construiria um centro olímpico". Num evento em SP, logo depois do veto ao Morumbi, ele chegou a dizer que muitas das exigências da Fifa não passam de "mordomias" para convidados que a entidade quer trazer para o Mundial de 2014.
CAMA, MESA E BANHO
Confiante de que, apesar de toda a confusão, SP sediará jogos em 2014, a prefeitura envia nos próximos dias à Câmara projeto que autoriza flats a oferecerem serviços de hotelaria -cumprindo mais uma das exigências da Fifa.

Nenhum comentário: