quarta-feira, 30 de junho de 2010

A FRIEZA LATINA

JUCA KFOURI
O futebol gosta de desafiar e derrubar todas as certezas mais confirmadas da humanidade.
DIGA LÁ: paraguaios e japoneses vão decidir uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo na marca do pênalti. Quem levará a melhor?
Claro, agora é fácil, depois que os paraguaios converteram suas cinco cobranças ontem e não foi necessário que os japoneses batessem a quinta, porque tinham falhado uma vez em quatro, ao mandar uma bola no travessão.
Mas quem disser que sabia que os paraguaios seriam mais eficazes, certeiros e frios do que os japoneses, desculpe, estará mentindo.
Não que, pelo que fizeram no fraco jogo contra os asiáticos, os sul-americanos não merecessem a classificação, porque a mereceram, apesar de tudo. Mas, na hora do pênalti, era fácil prever que a frieza oriental superaria o sangue quente guarani.
Afinal, não é exatamente isso o que dizem todos os manuais sobre a psicologia dos povos?
Pois não só não superou como foi impressionante ver a categoria, a confiança, a pontaria dos latinos. E cada um a seu modo: com bola colocada, chutada com violência, deixada, para todo gosto.
Fabulosamente surpreendente, numa demonstração de capacidade de concentração digna dos... grandes mestres samurais.
E já há quem imagine semifinais só com sul-americanos: Brasil x Uruguai de um lado, Argentina x Paraguai do outro.
Já pensou?
BAILE ESPANHOL
A seleção espanhola jogou seus melhores 40 minutos de futebol nesta Copa do Mundo ao bater Portugal pelo enganoso placar de apenas 1 a 0 e será a adversária do Paraguai.
Os dez primeiros minutos na Cidade do Cabo sugeriam um massacre, que não veio.
E os 30 últimos, para fazer o gol e depois dele, foram um verdadeiro recital, que, por momentos, até lembrou o Barcelona, embora com dificuldades para fazer mais gols, apesar de Eduardo, o goleiro português, estar numa noite muito inspirada.
Já Portugal decepcionou, principalmente porque Cristiano Ronaldo, o David Beckham português, simplesmente não apareceu, qual um d. Sebastião tão aguardado e jamais revisto.
A Espanha chegou à África do Sul.
O que é uma boa notícia para quem gosta de bom futebol.

Nenhum comentário: