sexta-feira, 2 de julho de 2010

O MODELO É A INTER

PAULO VINICIUS COELHO - PRANCHETA DO PVC
NÃO TRATE o Brasil como um time defensivo só porque adora fazer gols de contra-ataque. Nem pense na Holanda como candidata a fazer uma retranca norte-coreana só porque sua torcida reclama do pragmatismo de seu técnico.
Mais certa é a definição de Juan: "Eles têm um time que gosta da bola, assim como o nosso".
A Holanda teve mais de 50% da posse de bola em três dos quatro jogos. É de imaginar que o Brasil tenha espaço para contra-atacar, como contra o Chile.
Quando estiver sem a bola, há dois jogadores fundamentais para marcar. O primeiro, Sneijder, é companheiro de Maicon, Júlio César e Lúcio na Inter de Milão, campeã da Europa sobre o Bayern, de Robben, o outro craque a ser anulado.
Na final de Madri, em 22 de maio, Robben pouco tocou na bola. A marcação da Inter era feita pelo lateral romeno Chivu, com cobertura do volante argentino Cambiasso.
Robben tinha a ajuda do lateral Lahm, marcado pelo atacante Pandev, que fazia função similar à de Robinho no Brasil. Voltava do ataque para completar o meio-campo pelo lado esquerdo.
Na Holanda, Van der Wiel, o lateral, apoia menos do que Lahm, o que pode exigir menos dedicação de Robinho à marcação.
Com Robben, o trabalho tem de ser igual ao da Inter. Michel Bastos dá o primeiro combate, lembrando de que o ponto forte do astro holandês é o drible para dentro, para preparar o chute de pé esquerdo.
Se tiver espaço para levar a bola até a linha de fundo, para cruzar de direita, Robben ameaça menos. Mas Felipe Melo tem de fazer a cobertura.
A diferença da final da Copa dos Campeões? O Bayern de Robben foi vencido com marcação perfeita. Mas com passe para gol oferecido por Sneijder, o outro perigo holandês.
NÃO É SÓ ELE
Maicon já disse que o problema da Holanda não é só Sneijder - dois gols e uma assistência na Copa. Marcá-lo é importante, mas fundamental é o Brasil impor seu estilo.
OUTRO LADO
Robinho jogará na faixa do lateral direito Van der Wiel, que não tem ido bem. Kaká incomodará os pesados Van Bommel e De Jong. Maicon será marcado por Kuyt e pode atacar Van Bronckhorst, 35.

Nenhum comentário: