sábado, 3 de julho de 2010

FALTOU O BRASIL

PAULO VINICIUS COELHO - PRANCHETA DO PVC
A IMAGEM de Dunga irritado à beira do campo de Durban, no empate contra Portugal, bem poderia ser revista na derrota de Port Elizabeth. O Brasil não conseguiu fazer o que mais marcou seu estilo em quase cem anos de seleção: toque de bola.
Quando o jogo começou, forte, o Brasil respondeu. Dividiu, estremeceu, contra-atacou. E, num passe lindo de Felipe Melo, fez 1 a 0. Jogada de posse de bola.
O Brasil esteve 53% do tempo com a bola no pé no primeiro tempo. Mas do jeito errado, com passes trocados na defesa que rodavam de Lúcio para Juan, de Juan para Michel Bastos, para Felipe Melo. Quando a bola chegava a Kaká, Robinho, Daniel Alves e Luis Fabiano, o time apressava o ritmo. Queria velocidade.
O jogo não queria. Quando a Holanda articulou mais passes no campo ofensivo, era preciso trocar passes no ataque. Parar a bola, tirar a velocidade do jogo. Lembra do Ganso contra o Santo André? O Brasil não conseguiu fazer isso.
O Brasil do contra-ataque precisava do toque, da cadência, do drible. Não tinha.
A Holanda, sim. Sneijder, dono do jogo e do Mundial até agora, desapareceu no primeiro tempo, marcado por Gilberto Silva. Reapareceu buscando o jogo pelos lados, na segunda etapa.
Foi ele quem recebeu de Robben e fez o cruzamento que o ponta não conseguia fazer. O melhor goleiro do mundo e o melhor exemplo do que Bert van Marwijk, técnico holandês, chamou de "arrogância positiva" falhou. Ele e Felipe Melo.
O jogo exigia toque de bola. Dunga olhou para o banco e descobriu o óbvio: que os reservas não ofereciam a ele essa opção. Faltou mexer a cabeça negativamente, como fez contra Portugal. Após a eliminação, não adianta fazer isso olhando para o campo. Talvez olhando para o espelho.
A DOSE CERTA
O time de Dunga não era só contra-ataque. Gostava de jogar com a bola na maioria dos jogos. Ontem, não conseguiu. Como dito na convocação, faltou alguém no banco que mudasse o ritmo do jogo.
RIVAL DE MESSI
É a melhor Holanda da história -ao menos, a primeira a ir às semifinais só com vitórias. Sneijder é o melhor jogador da Copa e vai lutar com Messi pelo prêmio da Fifa.

Nenhum comentário: