sábado, 3 de julho de 2010

PESADELO ARGENTINO

Foi um verdadeiro massacre. A Argentina se entregou. Tomar um gol besta com dois minutos de jogo, e da Alemanha, arrebenta qualquer um. Não há o que contestar na vitória alemânica, o time enfiou quatro três vezes na Copa, na Austrália, na Inglaterra e na Argentina, o caminho da Alemanha rumo ao tetra tem sido duríssimo, mas eles fazem ficar fácil, porque jogam bola, sabem como é?
E a Argentina se despede com a tristeza e a melancolia das palavras de Maradona, o grande astro do Mundial até sua queda, dura, contundente, para os argentinos, não basta uma derrota, tem de ser trágica, como foi, um vareio de uma molecada branquela de olhos azuis que não faz faltas, não reclama com o juiz, tem organização, método, objetivo.
É triste ver um time como o da Argentina de joelhos, como ficou hoje na Cidade do Cabo, mas quando do outro lado tem uma turma tão limpa e confiante, e que joga um futebol tão, tão… tão futebol, não é o caso de lamentar.
E desconfio que Maradona, apesar da derrota, sai dessa Copa com uma imagem melhor do que a que tinha antes, ele sofreu de verdade por seu país, não curto muito essa mistura de esporte com patriotismo, mas é preciso reconhecer quando um sentimento é autêntico, legítimo.
Maradona, com seus charutos, suas beijocas nos jogadores, seu carinho pelo time, deu várias lições neste Mundial. A maior delas, talvez, de amor pelo futebol que ele aprendeu a amar nos campinhos de terra batida de sua Argentina querida.

Nenhum comentário: