quarta-feira, 30 de junho de 2010

MAIS RESPEITO QUE AMOR

JOHN CARLIN
Um dos méritos do Brasil é jogar sem o medo com que jogaram algumas seleções europeias.
SE VOCÊ NÃO é brasileiro, não é tão fácil amar a seleção brasileira. Mas, seja você quem for, depois da demolição do Chile, você é obrigado a respeitá-la.
Não pelo futebol-arte, mas por sua pura e simples potência. Um tsunami futebolístico arrastou os chilenos, que na noite/tarde de segunda pareciam fisicamente tão menores: 11 Gullivers contra 11 liliputianos corajosos, mas incapazes de reagir.
Os zagueiros e o goleiro brasileiros se parecem mais com jogadores de rúgbi do que de futebol, mas são velozes, ágeis e inteligentes também. E o que espanta nos três da frente -Kaká, Robinho e Luis Fabiano- é quão melhor eles jogam pelo Brasil do que jogaram na Europa no último ano. É como se a "Canarinho" tivesse sobre eles o mesmo impacto da capa de Superman sobre Clark Kent.
Kaká teve uma temporada terrível no Real Madrid, mas está parecendo muito mais feliz agora.
Robinho fracassou na Espanha e na Inglaterra, deixando tristemente de corresponder à percepção que faz dele próprio como o maior jogador do mundo. Agora, porém, está voando. E Luis Fabiano, que parece o melhor atacante do mundo quando joga pelo Brasil, não é visto na Europa como nada de especial. Ele teve uma temporada razoável no Sevilla, mas nenhum dos clubes grandes expressou qualquer interesse em contratá-lo.
Um dos grandes méritos do Brasil, e também da outra seleção que está brilhando na Copa, a Argentina, é jogar sem medo. As grandes equipes europeias, a maioria das quais já foi eliminada, entraram em campo dando a impressão de estarem apavoradas com a perspectiva de perder -que seu objetivo maior e principal é evitar correr riscos. Foi quase possível sentir o cheiro do medo no ar quando Inglaterra e Itália jogaram. Quando a Espanha, a seleção tecnicamente mais bem dotada da competição, enfrentou o Chile na semana passada, seus jogadores pareciam coelhos assustados.
Os brasileiros estão jogando como leões ferozes.
Os argentinos, como cães de caça famintos. Foi decepcionante perder a chance de ver Messi despedaçar os ingleses nas quartas (e de assistir a Maradona enlouquecer de alegria ao lado do campo), mas um duelo entre Argentina e Brasil será um banquete pelo qual o mundo esperará impaciente

Nenhum comentário: