sábado, 10 de julho de 2010

BOLA DE OURO

Bola de Ouro privilegia o ataque.
Lista de indicados a prêmio da Fifa para melhor da Copa tem só meios-campistas e atacantes.
Na segunda pior Copa do Mundo em média de gols até agora, a Fifa decidiu privilegiar os jogadores ofensivos.
Ontem, a entidade que comanda o futebol mundial indicou os dez melhores atletas do torneio. Todos atuam no ataque ou no meio-campo.
O destaque ficou para a Espanha, com três nomes na lista: Iniesta, Villa e Xavi. Já a Holanda, adversária dos espanhóis na decisão do Mundial amanhã, teve duas indicações: Robben e Sneijder.
A Argentina teve Messi indicado. Há ainda os meias Özil e Schweinsteiger (alemães) e os atacantes Forlán (uruguaio) e Gyan (ganense). Pelo segundo Mundial consecutivo, não há brasileiros.
A Copa da África tem a segunda pior média de gols por jogo da história dos Mundiais -2,24 gols até agora. O recorde negativo pertence à Copa de 1990, na Itália. Com 115 gols em 52 partidas, a média da competição foi de 2,211.
Para o torneio atual não ficar atrás do Mundial italiano, pelo menos três gols terão que ser marcados nas duas últimas partidas. Até agora, em 62 jogos foram 139 gols.
Os nomes anunciados pela Fifa ontem surpreendem pela ausência de defensores.
No Mundial passado, três jogadores de defesa entraram na relação: os italianos Buffon (goleiro), Cannavaro (zagueiro) e Zambrotta (lateral). O vencedor da Bola de Ouro Fifa em 2006 foi o meia francês Zinedine Zidane.
""Acho importante avaliar também o desempenho na final", afirmou o goleiro alemão Oliver Kahn, vencedor em 2002. Na ocasião, a Alemanha perdeu do Brasil por 2 a 0 na final, e ele foi eleito o melhor antes desse jogo, no qual falhou no primeiro gol.
Dois brasileiros já ganharam o troféu: Romário, em 1994, e Ronaldo, em 1998.
Os jogadores anunciados ontem foram escolhidos por um conselho técnico da Fifa. A escolha do vencedor será definida por jornalistas.

Nenhum comentário: