quinta-feira, 8 de julho de 2010

CHEIRO DE POVO

Por Carlos Chagas
Neste mês que antecede o início da propaganda eleitoral gratuita pelo rádio e a televisão, e estando proibida a promoção comercial dos candidatos, a mente ágil dos políticos criou um derivativo: ganhar literalmente as ruas. Dilma, Serra, Marina e os demais começaram a temporada das passeatas. Um dia sim, outro também, podem ser vistos no centro e na periferia das capitais e grandes cidades, acompanhados dos tradicionais papagaios de pirata, cumprimentando populares, tomando cafezinho nas padarias e beijando criancinhas. Despertam as atenções, é claro. Pequenas multidões se formam ao redor deles, telefones celulares tiram fotografias aos montes, a curiosidade transforma-se ilusoriamente em apoio. Não há um candidato que não se sinta reconfortado e confiante na vitória.
Trata-se de oportunidade singular para todos, porque a partir de 17 de agosto estarão quase que exclusivamente nas telinhas e nos microfones. Dentro das casas, mas fora das ruas. Tomara que aprendam alguma coisa neste interregno urbano.

Nenhum comentário: