sábado, 10 de julho de 2010

TABU DE 82 ANOS

Diego Garcia - Foto: AP - Portal Terra.
Muitos gols, brigas e tabu de 82 anos marcam Uruguai x Alemanha.
Seleções disputaram terceiro lugar no Mundial de 1970; alemães venceram por 1 a 0.
Alemanha e Uruguai se enfrentam neste sábado, em Port Elizabeth, e decidem terceiro e quarto lugares do Mundial da África do Sul. O confronto coloca em campo, além de cinco títulos mundiais, um histórico duelo marcado por muitos gols, brigas e um tabu de 82 anos sem vitórias dos sul-americanos.
Série de curiosidades sobre o embate, que acontecerá no Estádio Nelson Mandela Bay e vai reeditar o confronto de 1970, quando uruguaios e germânicos decidiram o terceiro lugar da Copa do México.
Tabu de 82 anos - a primeira e única vitória uruguaia no confronto aconteceu no longínquo dia 3 de junho de 1928. Pela Olimpíada de Amsterdã, os sul-americanos golearam por 4 a 1 e avançaram na competição que seriam bicampeões. Petrone (dois) e Castro (dois) foram os algozes, enquanto Hofmann diminuiu para os europeus.
Freguês sul-americano - o jogo já aconteceu em nove oportunidades. São seis vitórias germânicas, dois empates e apenas um triunfo do Uruguai. Das seis vezes que os alemães saíram de campo vitoriosos, quatro acabaram em goleada: 3 a 0 em 1938, 4 a 0 em 1966, 4 a 1 em 1992 e 5 a 0 em 1993. As outras vitórias foram por 2 a 0 (1977) e 1 a 0 (1970).
Alta média de gols - a garantia é de muitos gols neste sábado, pelo menos se depender da história. São 33 tentos marcados no duelo até então, sendo 24 dos europeus e nove dos sul-americanos, o que representa uma média de 3,66 tentos por partida.
Melhor ataque x melhor desarme - o duelo deste sábado será marcado pelo melhor ataque da Copa contra a defesa que melhor desarma. Os alemães fizeram 13 gols até agora, contra nove dos uruguaios que,
por sua vez, contam com uma boa defesa que efetuou 70 desarmes no Mundial. O número é superior ao dobro dos germânicos, que deram 34.
Duelo de velocistas - os dois adversários são as seleções que mais correram na Copa da África do Sul. Os uruguaios percorreram 657,42 km, contra 650,89 km dos alemães. As médias representam mais de 100 quilômetros de distância por partida.
Recorde germânico - a Alemanha joga sua quinta disputa de terceiro e quarto lugares e é a recordista histórica desse duelo em Copas. Venceu três e perdeu apenas uma. Derrotou Portugal em 2002, Uruguai em 1970 e Áustria em 1934, e perdeu para a França em 1958.
Reedição de 1970 - alemães ocidentais e uruguaios se confrontaram pelo terceiro lugar em 1970 e os europeus levaram a melhor, com assistência de Müller e gol de Overath aos 26min do primeiro tempo. O jogo ficou marcado por uma briga envolvendo os atletas logo primeiro minuto da partida, que rendeu três cartões amarelos aos sul-americanos (Castillo, Fontes e Ubina) e dois aos alemães (Lorenz e Loehr).
Triunfo inédito - os uruguaios estão em sua terceira disputa de terceiro lugar em Copas e jamais venceram. Além da queda diante dos alemães em 70, já haviam sido derrotados pela Áustria na Copa de 1954 por 3 a 1. Stojaspal (pênalti), Ocwirk e Cruz (contra) fizeram para os austríacos, e Holberg descontou para o time da América do Sul.
Massacre de 1966 - pelas quartas de final, o Uruguai começou arrasador, enfiando uma bola na trave logo aos 4min de jogo. Dois minutos depois, teve um pênalti não marcado e perdeu a cabeça. Começou a distribuir pontapés e teve Troche (ainda deu um tapa em Seeler antes de sair de campo) e Hector Silva expulsos. Após muitas brigas e discussões, a Alemanha ficou com dois a mais e foi para o ataque. Haller, Beckenbauer, Seeler e Haller deram os números ao placar - 4 a 0.
Clássico na 1ª fase - pelo Grupo G do Mundial de 1986, os germânicos buscaram um empate no finzinho do que poderia ter sido a primeira vitória dos sul-americanos sobre os rivais em Copas. O uruguaio Alzamendi anotou aos 4min do primeiro tempo e Allofs empatou aos 39min da etapa final.

Nenhum comentário: