sábado, 10 de julho de 2010

VAZEM TUDO!

FLÁVIO GOMES
A falta de transparência da Fifa na escolha do logotipo da Copa de 2014 deixou designers brasileiros bem irritados. O iG já contava essa história antes mesmo de a Copa da África do Sul começar — aliás, o iG revelou o logo no final de maio, em furo mundial.
Em linhas gerais, a Fifa chamou dez agências especializadas no país através da ADG, a Associação dos Designers Gráficos do Brasil. Cada uma teria de mandar cinco propostas. E aí a Fifa escolheu uma e não explicou mais nada, e acabou. O que gerou certa desconfiança dos participantes: a escolhida seria de uma agência que já tinha trabalhado ou trabalhava com patrocinadores da Fifa e da CBF.
Batata. Era a África, que tem contas como as da Vivo, Seara, Itaú, Ambev…
Eu achei feio esse logotipo, mas em geral eles são, e por isso não fiquei surpreso. A semelhança com Chico Xavier conectado com o Além, que virou brincadeira de internet, estigmatiza o emblema. E parece mesmo. Além do mais, tem a história do “todo mundo mete a mão” etc.
Nesta era de comunicações verdadeiramente rápidas, qualquer logotipo seria zoado na internet e geraria críticas e elogios. Ocorre que este, até agora, não foi elogiado por ninguém. E, por isso, tenho enorme curiosidade para ver as outras propostas.
Só que a Fifa, quando recebe as propostas, avisa que elas passam a pertencer à ela, Fifa, e não podem ser divulgados. Hum, sei… Bem, este blog acaba amanhã. Se alguém das agências preteridas nos lê e quer vazar alguma coisa discretamente, como sugere minha amiga e tuiteira Dri Salles Gomes, é só mandar para flaviog@warmup.com.br. Coloco aqui na hora.

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