Os números apresentados são similares aos da última pesquisa IBOPE/CNI, com uma pequena diferença, a pesquisa Vox Populi ouviu 3.000 eleitores, enquanto que o IBOPE 2.000 pessoas.
A Pesquisa Vox Populi sobre a eleição presidencial indica que Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. José Serra (PSDB) tem 35%. Marina Silva (PV), 8%. A sondagem foi feita de 24 a 26.jun.2010 e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual.
Agora as questões não são mais números, há uma consolidação e crescimento concreto da campanha de Dilma Rousseff e ainda sem grande influência, do ponto de vista de campanha, do Presidente Lula, ou seja, ainda não começou a fazer campanha de fato.
Os números também representam que Dilma e o PT souberam a lidar muito melhor com seus problemas de pré-campanha, com alianças e palanques nos Estados; enquanto que José Serra e o PSDB faltando um dia para terminar as convenções partidárias, se quer ainda tem um vice homologado, tanto pelo PSDB, como pelo DEM seu principal aliado.
Além do que, o impacto do programa de TV do PSDB e PTB, em prol de José Serra, vinculados na última semana foi praticamente nulo.
Sobre Marina Silva (PV) a pergunta é: Tem fôlego e capacidade para aumentar o atual patamar de 8%? Se sim, resta saber que tipo de eleitor vai agregar? Se não, o PV e Marina Silva terão que avaliar como manterão esse patamar de 8%, pois se não conseguirem manter, o risco de a eleição ser definida no 1º.turno é grande.
Portanto, Marina Silva será o fiel da balança nessas eleições não somente em favor de um determinado candidato(a); mas sim, na definição de que a eleição poderá ser definida no 1º.turno.
Essa pesquisa também consolida que, o eleitor pensa no presente e no futuro imediato, portanto, nessa lógica o ambiente econômico por mais conturbado e complicado que possa estar internacionalmente; ainda no Brasil, há geração de empregos, aumento da renda e manutenção e a expectativa de investimentos público e privado.
Essa é a grande vantagem de Dilma e a grande dificuldade de José Serra e os demais candidatos.
Com os números confirmados pelo Vox Populi e pelo IBOPE, resta saber agora, até que ponto a campanha presidencial influenciará nos Estados para os pleitos de governadores(as), senadores(as), deputados(as); como de certa maneira o PT e Lula influenciaram em 2002…
O Vox Populi entrevistou 3 mil eleitores, de 24 a 26.jun.2010. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é o 16944/2010.
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