terça-feira, 14 de setembro de 2010

EFEITO TIRIRICA

Tiririca e as Florentinas desesperadas.
"Florentina, Florentina, Florentina de Jesus,
Não sei se tu me amas, pra quê tu me seduz?"
A grita é generalizada contra um tal “Efeito Tiririca” na campanha eleitoral de 2010. Generalizada e inovadora, já que o tal “efeito”, no Brasil, é mais velho que andar pra frente: Enéas, Dra. Havanir, Agnaldo Timóteo, Clodovil… A lista é extensa.
Agora, talvez movidos por um sentimento de vingança contra o palhaço que está fazendo muita gente de bobo (e não são seus eleitores, explicarei), muitos são os que se insurgem AGORA contra o sistema eleitoral brasileiro, suas coligações e proporcionalidade pura. Mas tudo tem uma BOA explicação, não?
Via de regra, os chamados “candidatos-Cacareco” estão em partidos e coligações inexpressivas. Conclusão: é ele e mais nada puxando voto pra legenda. Quando muito, levam com eles mais um ou dois (tá, mais cinco no caso do Enéas), pois o quociente atingido só permite isso. Mas, este ano, com o super-Tiririca, a jiripoca pia, e pia ALTO: Tiririca é candidato pelo PR, coligado com o PT, PCdoB – partidos que já têm bom eleitorado – e mais dois partidecos (PRB e PTdoB). Ao contrário dos outros candidatos folclóricos em eleições passadas, o “Efeito Tiririca”, ESTE ANO, não vai levar para a Câmara dos Deputados aqueles dois ou três caras inexpressivos com 500 votos cada (tipo a Dra. Patrícia do PRONA), e sim pesos-pesados em votação, a maioria do PT e do PCdoB. Alguns do PR (tem uma galera forte nos meios evangélicos), mas nem tantos quanto se apregoa. Até o fantasma do Waldemar Costa Neto estão tentando ressuscitar.
Ou seja, a grita oculta, no caso, é constatar que votar no Tiririca é igualzinho a votar só na legenda do PT (ou do PCdoB)!! A maioria que pretende votar nele não sabe disso, e o pessoal que “forma opinião” não pode falar abertamente, seria muita bandeira.
Portanto, não é bem a palhaçada que o pessoal anda querendo combater, e sim a chance de Dilma ser eleita e o PT contar com uma bancada paulista na Câmara bastante expressiva. Se Tiririca fosse do PSTU, ninguém estaria nem aí com ele.

Nenhum comentário: